UOL Estilo UOL Estilo
23/01/2009 - 23h12

Desfiles: Dia 6

O último dia de desfiles trouxe começou com um desfile-performance da joalheira Christine Yufon, seguido por nomes de peso como Gloria Coelho e Alexandre Herchcovitch com sua coleção masculina.

 

A jovem Amapô mostrou sua coleção colorida e desconstruída, enquanto o encerramento do evento ficou a cargo da dupla Dudu Bertholini e Rita Comparato, da Neon.

 

Clique abaixo para ler as críticas da editora de moda do UOL:

 

- Alexandre Herchcovitch
- Amapô
- Gloria Coelho
- Neon

 

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 23h12

Só no Brasil tem: Aline Weber

Para encerrar esta temporada de São Paulo Fashion Week, a top Aline Weber lista as cinco coisas que só desfile no Brasil tem.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

Além de editoriais para importantes revistas e desfiles para a grife, a brasileira foi a escolhida para abrir a apresentação da conceituada Balenciaga para o Inverno 2008.

 

Top 5 - Aline Weber:

 

- "Muita alegria"
- "Muita brincadeira"
- "Aqui é tudo mais colorido, nos desfiles e até as pessoas no backstage"
- "O feijão brasileiro!"
- "E sair por aqui. A gente fica direto fora, é muito bom poder sair no seu país"

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 22h30

SPFW termina com chuva de papel picado, ao som de Caetano

Acabou. E geralmente, as pessoas consideram o último desfile como o encerramento do São Paulo Fashion Week. Cada um vai embora para a sua casa (ou volta para a sala de imprensa para trabalhar mais um pouquinho, como a equipe do UOL) e pronto. Nesta edição foi diferente. Antes que os fashionistas dessem adeus aos bloquinhos de anotações e às imagens de moda do SPFW, uma chuva de papel picado metalizado começou a cair do teto, no vão da Bienal. Como trilha sonora, "Alegria Alegria", de Caetano Veloso. Quem estava sentado na sala de imprensa, correu para ver o que estava acontecendo. Quem descia as rampas do prédio ou já estava quase indo embora, parou. Alguns começaram a brincar com as bolas coloridas que foram distribuídas. Ficou bonito. Um clima de confraternização na moda, aquela idéia de que todo mundo está no mesmo barco, fazendo parte de um mesmo projeto. O de fazer a moda brasileira melhor. Pode parecer um pouquinho piegas, emocionou. E que venha a próxima edição!

 

Alexandre Schneider/UOL

 

 

:: Escrito por Carolina Vasone às 21h38

Veja as novas cores do inverno

Já no final da semana de moda demos uma geral nas cores eleitas da estação. O preto (que é o novo preto), o cinza que vem de estações anteriores, o pérola, sofisticado no inverno, o roxo, redivivo em tonalidades brilhantes e luminosas ou mais sujas e pálidas, o verde que se opõe ao roxo e o azul que surge firme no horizonte da moda. A dupla vermelho e azul surge em intenções tradicionalistas como os xadrez escocês e o vermelho aparece claro e alaranjado assim como bordô e fechado. Atenção para o prata e o dourado e para as tonalidades novas propostas novas de verde: musgo e agua.

 

 

O preto nos desfiles de Huis Clos e Lino Villaventura

 

O cinza que dominou a Ellus e a Osklen

 

O pérola, que confere sofisticação ao guarda-roupa de inverno

 

O roxo luminoso ou sujo e pálido contrastando com o beringela

 

A dupla tradicional: vermelho e azul

 

O azul é aposta já há algumas estações, aqui nos desfiles de Priscila Darolt e OEstúdio

 

O vermelho apareceu em diferentes tonalidades, mais ou menos escuros, como nos looks de FH e Alexandre Herchcovitch masculino

 

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 20h13

Look de estilista: Alexandre Herchcovitch

O estilista Alexandre Herchcovitch se preocupa com o que vestirá nos dias de seus desfiles, com um única coisa em mente:"tem de ser algo confortável".

 

Para apresentar sua coleção masculina nesta sexta-feira (23), último dia de São Paulo Fashion Week, Herchcovitch escolheu camiseta e moletom de sua própria marca, calça APC e tênis Nike

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 18h56

Costanza e seu casaco mágico

No último dia do SPFW a Costanza Pascolato está vestindo um paletó incrível da Prada. É que ele é feito de um tecido que começa de um jeito e vai se transformando em outro, completamente diferente. É isso mesmo. De uma trama regular preta e marrom ele vai se transformando num tecido verde cloquê - que é alguma coisa como bolhas estouradas em francês - e como ela mesma diz parece uma pele de dinossauro. Histórico.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 17h00

Fator Herchcovitch

Todo jornalista deveria ter uma tecla "Herchcovitch" no computador.

:: Escrito por Mariana Rocha às 16h49

Ponte aérea portuguesa

O intercâmbio Brasil-Portugal na moda vai além da homenagem à cantora Carmen Miranda nesta edição de São Paulo Fashion Week ou da presença de estilistas lusitanos como Anabela Baldaque e Miguel Vieira em temporadas anteriores do evento.

 

Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Osklen e Reinaldo Lourenço são nomes conhecidos entre os consumidores de moda na ex-metrópole. "A moda brasileira é internacional e muito boa. Em Portugal, sabem quem é Herchcovitch, assim como sabem quem é Viktor & Rolf", comentou o editor da "Vogue Portugal", Paulo Macedo, que há anos acompanha o calendário paulistano.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

Segundo Macedo, desde que saiu de um regime ditatorial, Portugal tenta tirar o atraso em relação à informação fashion. "Só uma classe muito alta consumia moda. Ainda estamos na pré-adolescência em relação a isso", disse. A moda no país, de acordo com o editor, ainda se restringe ao público mais informado. "São pessoas que vestem roupas pelo prazer de consumir moda, por admiração ao trabalho do autor, para se sentir bem e não para serem vistas", afirmou. Aos poucos, este grupo mais elitizado culturalmente passa a ocupar o espaço daqueles que compravam grifes por seus logos, como ícones de status para exibição.

 

"A qualidade das roupas produzidas aqui é extraordinária, com confecção de alto nível. A moda brasileira dará um grande salto quando os criadores assumirem a sua brasilidade, não como clichê, mas como algo moderno. Algo que Oskar [Metsavaht, da Osklen] faz muito bem", apontou Macedo.

 

Na opinião dele, o maior fluxo de estilistas brasileiros em Portugal, em comparação ao de portugueses por aqui, passa especialmente pela questão econômica. "No Brasil, a moda é uma indústria de milhões, autossuficiente, que vende para um mercado de 180 milhões de pessoas. Lá, são apenas 10 milhões, sem exportação", completou.

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 15h40

Look de estilista: Pitty Taliani e Carô Gold (Amapô)

A dupla de criação da Amapô aproveitava um certo momento de tranqüilidade antes da correria de backstage pré-desfile para conversar com amigos do lado de fora da sala em que apresentarão sua nova coleção, nesta sexta-feira (23).

 

Pitty Taliani (esq.) combina skinny Amapô, camiseta Hering, jaqueta Self, pochete Bernhard Willhelm e tênis cuja marca não se lembra. Já Carô Gold optou por blusa estampada e bota de brechó, casaco Zara, bolsa Daniella Zylbersztajn e skinny colorida também da Amapô.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 14h04

Bons modos e personalidade forte

Hoje o São Paulo Fashion Week abriu os trabalhos com o desfile em homenagem à escultora joalheira Christine Yufon. A chinesa, radicada no Brasil desde os anos 50, foi modelo, inclusive de Denner, mas é mais conhecida pela dedicação que empregou ao ensino de bons modos às moças da sociedade. E boas maneiras foi o que vimos nessa apresentação, que teve como grandes apoiadores a dupla Dudu Bertholini e Rita Comparato da Neon e a deliciosa modelo cult, Marina Dias, que fechou o desfile. Aos passos medidos de um casting impecável, as modelos paravam e davam um passinho para frente, para congelar uma pose bem teatral. Tudo a ver com o estilo 70 das jóias e roupas, revivido por Cristine e sua trupe de adoradores. O trabalho da artista é, de fato, interessante. Respeitando as formas dos materiais utilizados, Cristine impõe grandes dimensões ao corpo, criando imagens de impacto. Para mulheres elegantes e de personalidade forte.

 

FOTOS: Veja os looks apresentados por Christine Yufon

VÍDEOS: Assista à performance da joalheira

Alexandre Schneider/UOL

:: Escrito por Mariana Rocha às 13h00

Desfiles: Dia 5

Em programação mais curta de desfiles, esta quinta-feira (22) começou a Maria Bonita no início da tarde, com inspiração no circo e variados macacões.

 

Outros destaques ficam por conta de Simone Nunes, com boa moda jovem, e André Lima, com seus vestidos para festas suntuosas.

 

Clique nos nomes abaixo para ler as críticas da editora de moda do UOL:

 

- André Lima
- Maria Bonita
- Simone Nunes

 

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 02h43

Só no Brasil tem: Samira Carvalho

Acostumada à ponte aérea Nova York-Paris, a top Samira Carvalho é mais um dos bem cotados nomes entre os desfiles internacionais.

 

Entre desfiles de seu currículo estão Betsey Johnson, Diane Von Furstenberg, Tommy Hilfiger e Tracy Reese. Para completar, Samira é a dona da melhor careta da edição passada do SPFW.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

É ela a penúltima modelo a contar quais são as coisas que só desfile no Brasil têm.

 

Top 5 - Samira Carvalho:

 

- "Em primeiro, a alegria do camarim"
- "As pessoas trabalham em conjunto, mais do que lá fora. Todo mundo trabalha junto, cada um faz um pouquinho"
- "As trilhas! O Brasil é aquela mistura, vários ritmos em uma música"
- "Os estilistas que só têm aqui, acabamos criando uma relação grande. E, agora, eles estão indo para fora. Fico feliz de ver todo mundo crescendo junto"
- "A massagem da Natura no backstage. No Rio, a gente sente a maior falta. Eles ainda passam uns creminhos, ficamos todas cheirosas"

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 02h33

22/01/2009 - 22h38

Interação total

 

A instalação da Anhembi Morumbi na marquise do Ibirapuera levou o público do parque a aproveitar um pouquinho da semana de moda. Os alunos da faculdade montaram seus looks em modelos que ficavam parados dentro de caixas de madeira.

Fotos: Juliana Guarany/UOL

 

A área permitia total interação do público com os modelos, coisa que não acontece na passarela. Muita gente ficou tímida diante das caras e bocas dos modelos e se contentou em tirar fotos - de preferência, bem de perto.

 

 

Fashionistas mirins

 

No meio da movimentação, um grupo de cinco meninas entre 11 e 13 anos se divertia clicando tudo o que viam. As amigas estavam andando de bicicleta pelo parque e pararam para acompanhar o burburinho. Com uma das caixas vazias, as cinco mostraram que também sabem fazer pose. Mas para elas, o negócio é mesmo virar estilistas. "Eu vou fazer moda!", disse Thaynã Romagnolo, com a segurança típica dos seus 13 anos.

 

Da esq. para a dir.: Thalya Romagnolo, Amanda Chaptiska, Emília Tanaami e Ana Carolina Yue. Abaixada está Thaynã Romagnolo.

 

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 22h38

Look de estilista: André Lima

"Eu penso em ficar bem à vontade, não montado. E também penso em estar bonitinho, porque eu sei que vou dar entrevista", contou o estilista André Lima sobre as peças que seleciona para vestir antes de apresentar um desfile.

 

Com isto em mente, ele optou por short de sua marca, pólo Fred Perry, jaqueta Surface 2 Air e tênis Dior para mostra sua nova coleção, que encerra a programação desta quinta-feira (22) do São Paulo Fashion Week.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 22h12

Look de estilista: Rony Meisler (Reserva)

Antes do desfile da Reserva nesta quinta (22), Rony Meisler, um dos estilistas da marca carioca, atendia à imprensa em um backstage ainda tranquilo. Entre uma e outra entrevista, o estilista contou ao UOL que se preocupa muito com o look que veste no dia da apresentação.

 

A escolha de Meisler foi pelo clássico preto e branco --tudo Reserva--, combinação de cores que reflete o conceito do casting do desfile, que virá dividido entre negros e brancos, numa referência à tribo de judeus negros da Etiópia que é tema da coleção. 

 

O estilista aproveitou para falar da dificuldade de conseguir 13 modelos negros para desfilar para a marca. Segundo ele, existem poucos no mercado, porque não existe muita demanda no circuito fashion. 

 

Geovanna Morcelli/UOL

:: Escrito por Geovanna Morcelli às 16h30

Backstage literário

O casting de modelos estrangeiras nesta edição de São Paulo Fashion Week não se restringiu à top inglesa Agyness Deyn, que desfilou exclusivamente para a Ellus.

 

Sentada quietinha no backstage da Maria Bonita, nesta quinta-feira (22), Jay Hudson chamava a atenção em meio às demais modelos. Enquanto as colegas, reunidas em uma roda, olhavam fotos de uma câmera digital, a loira de Seattle lia "Mother Tongue", de Bill Bryson.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

"É um livro sobre a história da língua inglesa. Traz fatos interessantes sobre como, na China, por exemplo, tem mais gente aprendendo inglês do que nos Estados Unidos. Coloca algumas coisas em perspectiva", contou Jay, que mora em São Paulo há cinco meses, casada com o fotógrafo e artista plástico Flavio Samelo.

 

Falante e culta, a modelo de quase 25 anos (serão completados em fevereiro) é fã de literatura. "É sempre bom continuar aprendendo e manter uma boa formação", afirmou. Entre seus autores favoritos estão, além de Bryson, Aldous Huxley e Haruki Murakami.

 

Jay se formou em Fotografia Publicitária, em Santa Barbara, na Califórnia, e começou tardiamente na profissão. "Na faculdade, fiz vários amigos que trabalhavam mais com fotografia de moda e, como sou magra e alta, me pediam para posar. Um deles mandou algumas fotos para uma agência em Los Angeles e, em um mês, eu estava em Paris", disse.

 

Em São Paulo, ela gosta de visitar as feirinhas de rua, como a do Bixiga, e planeja um passeio a Embu das Artes. "É engraçado, eu gosto de fazer compras em São Paulo, passear pela rua, vendo padarias, lojinhas portuguesas e a moda à venda na rua".

 

Às badalações noturnas, Jay prefere ficar em casa em companhia do marido. "Ajudo-o a pintar, sou como a assistente bonita dele. Mas, claro, que a minha versão pintora não se parece comigo aqui. Estou sempre suja de tinta e desarrumada", brincou.

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 16h12

Não tem bolsa, vá de meia

As seguranças do São Paulo Fashion Week têm de ficar, muitas vezes, o dia inteiro em frente a uma porta de camarim, em pé, braços juntos ao corpo, quase imóveis.

 

Uniformizadas, em conjunto marinho escuro ou preto, camisa branca e sapato preto, não podem carregar bolsas pela Bienal para guardar seus itens de primeira necessidade. O jeito que uma delas encontrou para driblar a falta de sacolas ou bolsos? Estocar tudo dentro das meias.

 

Fernanda Schimidt/UOL

Segurança da Bienal e seus inseparáveis celular e cigarro

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 13h09

Eu só quero chocolate

Agitação gastronômica forte no lounge da Anhembi Morumbi. Ontem, a chef Carla Pernambuco esteve por lá numa performance com Dudu Bertolini. Ela vestiu um figurino criado por ele na hora. Na sequência, Dudu virou aprendiz de cozinheiro e ajudou Carla a preparar duas receitas: um gaspacho e uma sopa fria de alho com castanhas - ambas servidas para os convidados do lounge. Hoje o dia agradará em cheio ao chocólatras de plantão. Paula Lima, da Sweet Brazil, apresenta os chocolates que serão "tendência" na Páscoa. E adianta que as iguarias serão do tipo premium, com altas concentrações de cacau, made in Cingapura e que não deixam nada a desejar em comparação aos famosos chocolates belgas.

 

:: Escrito por Chris Campos às 11h22

Desfiles: Dia 4

O quarto dia de desfiles desta temporada de São Paulo Fashion Week foi marcado pela presença das tops Agyness Deyn e Raquel Zimmermann, respectiva e exclusivamente nos desfiles da Ellus e Animale.

 

A programação teve início com a apresentação de Reinaldo Lourenço na Faap, com um Inverno geométrico. Entre os destaques desta quarta-feira (21) estão a elegante coleção de Wilson Ranieri, o bom masculino da V.Rom e a tecnologia da Animale.

 

Clique nos linkas abaixo para ler as críticas da editora de moda do UOL:

 

- Animale
- Reinaldo Lourenço
- V.Rom
- Wilson Ranieri

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 02h01

Só no Brasil tem: Raquel Zimmermann

Raquel Zimmermann é a top número 1 do mundo, segundo o site models.com, e esteve no São Paulo Fashion Week nesta quarta-feira (21) para desfilar exclusivamente para a Animale.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

Do backstage, antes da apresentação, a modelo contou quais são as coisas que só desfile no Brasil tem.

 

Top 5 - Raquel Zimmermann:

- "Carmen Miranda, que é a inspiração desta temporada do São Paulo Fashion Week"
- "O prédio da Bienal, que é único e desenhado por Oscar Niemeyer"
- "Rever os amigos de muito tempo"
- "A comida brasileira. Gosto muito de churrasco, apesar de não ter aqui"
- "Uma energia especial, pelas pessoas"

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 01h44

21/01/2009 - 22h57

Atenção fãs de Nina Lemos!

Nina Lemos lançou seu primeiro romance "A ditadura da moda" (Conrad Editora, 2009), hoje na Livraria Cultura do São Paulo Fashion Week.

 

A personagem do livro, Ludmilla, se encontra na desconfortável posição de filha de comunistas que trabalha como editora de moda, um verdadeiro patinho feio da família.

 

Nina diz que se inspirou no mundo da moda, mas não retratou nenhuma figura conhecida. De verdadeiro mesmo, só o caso do ator - e diretor de núcleo - famoso, que deu bafo na primeira fila do desfile da Colcci. Meninos eu vi.

 

Mariana Rocha/UOL

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 22h57

Hit na Bienal: Sapato tipo Oxford

Com a observação dos looks dos fahsionistas que circulam pela Bienal a cada dia de São Paulo Fashion Week é possível notar alguns itens que são hit da temporada.

 

A tendência do sapato que lembra o tradicional Oxford pode ser confirmada pelas produções que circularam pelo evento nesta quarta-feira (21). Ele apareceu em diferentes materiais e cores, liso e estampado.

 

Veja abaixo uma seleção dos acessórios nos pés da moda.

 

Fernanda Schimidt/UOL

Sapato branco Aspargus, de Gloria Kalil

 

Sapato verde Maria Bonita Extra, de Mônica Regatto

 

Sapato bicolor Alexandre Herchcovitch para Melissa, de Dewi Utari

 

Sapato estampado Neon, de Alexandra Farah

 

Sapato branco Huis Clos, de Rosana Roudini

 

Sapato amarelo Alexandre Herchcovitch para Melissa, de Igi Lola de Faria Mello

 

Sapato rosa Paulo Carvas, de Eduardo Laurino

 

Sapato preto Alexandre Herchcovitch para Melissa, de Tatiana Lie

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 22h54

Agyness parte calada

 

A top britânica Agyness Deyn deixou o prédio da Bienal após seus dois desfiles para a Ellus, assediada por fotógrafos, sorridente e calada, ao lado de sua assistente, em escolta de seguranças do evento.

 

Durante o tempo em que permaneceu no camarim até a chegada do carro que a levaria para o hotel, Agyness descansou deitada no sofá da sala, em bate-papo com seus acompanhantes.

 

Um dos seguranças a postos em frente ao backstage disse estar impressionado com o assédio em cima da modelo e com sua pouca receptividade. "Ela tinha uma entrevista marcada para a TV e, quando a repórter fez a primeira pergunta, ela virou as costas e saiu andando", contou.

 

 

FOTOS: Veja os looks desfilados pela Ellus no SPFW

VÍDEO: Assista ao desfile da grife para o Inverno 2009

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 21h49

Look de estilista: Igor de Barros (V.Rom)

Antes do desfile da V.Rom nesta quarta-feira (20), o estilista Igor de Barros concentrava em amarrar as calças nos modelos que desfilariam em breve a nova coleção da grife.

 

Para a ocasião, ele escolheu um look V.Rom total, composto por tênis, calça de cavalo baixo ajustada na perna, camiseta e até cueca. Completando a produção, óculos Hugo Boss.

 

Fernanda Schimidt/UOL

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 21h20

Programa paralelo

Tem muita gente que ama moda e adoraria freqüentar o SPFW, mas não tem convite para entrar no evento. Para estes, tenho uma ótima dica: a exposição do fotógrafo Rankin que inaugura hoje (só para convidados, claro) no MUBE e fica até o dia 13 de Fevereiro. Para quem não está familiarizado com o nome, o cara é fotógrafo dos grandes e co-fundador da bíblia Britânica de moda Dazed & Confesed (1991).

 

A exposição chama "Chop off their Heads" (algo como cortem fora suas cabeças) e mostrará 45 imagens com o melhor do fotógrafo, que basicamente é mostrar celebridades em situações inusitadas.Pra quem não conhece o cara, recomendo muito o site dele (aqui) porque tem bastante imagens e dá pra ter uma noção melhor da sua estética (pop, pop, pop) - dê uma olhada na parte "Galleries" pra entender melhor. Engraçado que no site tem até uma lista com os nomes de todas as pessoas que ele já fotografou ("Subject List"). Lá você encontrará todas as modelos famosas, atrizes e atores importantes, fora muitos e muitos músicos.O cara é grande.Abaixo, alguns retratos (mais antigos) que peguei no site:

 

 

A belíssima Juliette Binoche

 

Heidi Klum como veio ao mundo

 

 

O último James Bond, Daniel Craig e a Madonna bravinha

 

Para conhecer o seu site, clique aqui.

"Chop off their Heads"

:

Local: MUBE - Museu Brasileiro da Escultura. Avenida Europa, 218, Jardim Europa.

De 23 de Janeiro a 13 de Fevereiro, de segunda à domingo das 10 às 19hs.

 

 

 

 

:: Escrito por Olivia Hanssen às 20h04

Saia-justa do vestido igual na primeira fila

Houve tempo em que se deparar com alguém usando o mesmo vestido que você numa festa era um drama. Hoje em dia, todo mundo finge que não liga. Se a dupla for famosa, tira até foto junto. Mas se o vestido for bonito mesmo, um vestido especial do seu guarda-roupa, é muito chato ter um "clone" do seu passeando no mesmo ambiente.

 

Em desfiles de moda, este problema também acontece. Só que na primeira fila. Nesta quarta (21), a atriz Flávia Alessandra e a socialite Ana Paula Junqueira tiveram que lidar com a saia-justa. Resolveram homenagear Reinaldo Lourenço, escolhendo exatamente o mesmo modelo branco tomara-que-caia com laçarote do verão 2009 do estilista. Os fotógrafos se cutucavam na dúvida se teria sido de propósito. Algo como uma ação publicitária. No backstage do desfile, Flávia Alessandra garantiu que não. "Foi coincidência. Mas eu não ligo. Ainda bem que é uma mulher elegante, né? Imagina se não fosse", disse, sobre a "par de vaso" Junqueira.

 

 

Para saber mais sobre o desfile, clique aqui.

 

 

:: Escrito por Carolina Vasone às 18h26

Maquiagem sem drama

Vanessa Rozan, maquiadora sênior da M.A.C que atua em diversos desfiles do SPFW, ensinou um truque nos bastidores para tirar a máscara para cílios sem sofrimento. Ao invés de ficar esfregando o algodão com demaquilante na pele até arder, coloque o algodão por baixo dos cílios e use um cotonete com o demaquilante nos fios. Assim, você não agride a pele para tirar a maquiagem, nem fica com aquele "efeito panda" que deixa os olhos escurecidos com o resto do produto.

Reprodução TV UOL

:: Escrito por Daniela Salú às 17h38

Gafe fashion

A superlotação do primeiro desfile da Ellus, apenas para a imprensa, fez com que diversas pessoas ficassem espremidas ao lado do pit de fotógrafos.

 

Logo após o início da apresentação, um cinegrafista virou para seu assistente: "Ei, tem um cara com a cabeça na frente" e emendou, gritando, "Ô, brother! Abaixa aí, está na frente da câmera". Era Paulo Borges, diretor do São Paulo Fashion Week, que optou por acatar o pedido e assistiu ao restante do desfile agachadinho.

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 17h25

Narrativa de estilista

 É interessante pensar sobre o raciocínio do estilista quando coloca uma coleção de pé. No caso do Reinaldo Lourenço em sua coleção Metrópole - Inverno 2009, fiquei imaginando que ele começou o desfile apresentando o contraste entre o fio reto (através da trama de tiras de tecido) e do viés, do godê das pelerines ou mangas. Daí ele segue e propõe o godê em outro tecido, a malha, como se estivesse testando caimentos. Na pelerine surge a ideia das camadas-escama que partem para a calça e dominam o final da coleção em vestidos de contos de fadas. O raciocínio daí em diante perde a importância diante de vestidos de sonho. Vestidos da cor da lua, vestidos da cor do sol, que nos transformam em meninas de novo.

 

A trama de tiras de tecido e o godê da manga

 

Vestido da cor da lua do desfile de Reinaldo Lourenço

 

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 16h41

Frenesi Agyness

O burburinho em torno da top inglesa Agyness Deyn lota o camarim da Ellus, que fará dois desfiles - um para a imprensa, outro para convidados - nesta quarta-feira (20), dentro da programação do SPFW.

 

A modelo está rejeitando todos os pedidos de entrevista e permanece quietinha em seu backstage exclusivo. Conversas entre assessoras da Ellus dão conta de que a modelo não interage nem com a equipe da marca. Ela falou com a estilista Adriana Bozon e só.

 

Até os acompanhantes de Agyness no Brasil parecem ter feito o mesmo voto de silêncio. Enquanto uma fila se formava na entrada do camarim geral, onde o restante do casting era maquiado, da porta ao lado - o camarim exclusivo - saía uma possível amiga da inglesa para fumar. Loira, com um tom bem parecido com o de Agyness, ela se esquivou de qualquer pergunta relacionada à presença da top no local e rapidamente retornou à sala.

 

Ontem, a grife promoveu uma festa para a estrela no Bar Secreto, em Pinheiros. A modelo ficou cerca de uma hora no evento e saiu, assustada com o assédio da imprensa.

 

Fernanda Schimidt/UOL

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 16h18

Copos com personalidade

Da série brindes disputadíssimos nesta edilção da SPFW, os copos com ilustrações do estilista Ronaldo Fraga estão entre os favoritos. Eles vêm acompanhados de bolachas de papelão com roupinhas que se encaixam às carinhas estampadas nos copos. O mimo está disponível apenas para os convidados do lounge do Banco do Brasil - que também conta com a assinatura de Ronaldo Fraga na concepção visual.

 

Chris Campos/UOL

:: Escrito por Chris Campos às 15h02

Jardim suspenso

Um dos lounges mais festivos desta SPFW é o das Havaianas. Além das flias homéricas para os visitantes customizarem seus chinelinhos, no espaço há um teto inteiro forrado com as famosas tiras de borracha, as "únicas que não soltam", lembra? Há ainda outras atrações cenográficas no local, como flores de Havaianas e luminárias feitas com os chinelos coloridos.

 

Chris Campos/UOL

:: Escrito por Chris Campos às 14h41

Look de estilista: Erika Ikezili

A estilista Erika Ikezili investiu nas próprias criações para montar o look que usará para apresentar seu Inverno 2009 nesta quarta-feira (21), no São Paulo Fashion Week.

 

Em produção leve e confortável, Erika não deixou de lado a forte influência nipônica de suas peças.

 

Ela veste quimono de malha e legging estampada de sua marca e sapato de couro de tilápia. As bijuterias são The Graces e fazem parte da coleção que Erika assina para a marca, que tem lançamento hoje, no desfile.

 

Fernanda Schimidt/UOL

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 13h38

Desfiles: Dia 3


O terceiro dia de desfiles desta edição do São Paulo Fashion Week teve apresentações importantes de marcas como Cavalera, Huis Clos e Iódice.


Inspirada nos anos 80, a marca Iódice teve como referência o filme “Blade Runner”, um clássico futurista da década. Já a Huis Clos adotou uma silhueta mais perto do corpo, com clima sexy, sem perder a sofisticação e o bom gosto.


Encerrando o dia, a Cavalera dividiu a passarela ao meio, um lado vermelho, outro azul, inspirada nas cores e na rivalidade da tradicional festa do Boi-Bumbá em Parintins.


Clique nos links abaixo para ler as críticas da editora de moda do UOL sobre os principais desfiles da terça-feira (20):

 

Cavalera


Huis Clos


Iódice

 

:: Escrito por Daniela Salú às 12h39

20/01/2009 - 23h36

Só no Brasil tem: Evandro Soldati

O top Evandro Soldati é o principal nome brasileiro entre os modelos masculinos nas passarelas e campanhas internacionais.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

Ele pulou esta temporada da semana de Milão e veio ao São Paulo Fashion Week exclusivamente para o desfile da Triton, nesta terça-feira (20).

 

Soldati é o terceiro modelo a apontar quais são as cinco coisas que só desfile no Brasil tem.

 

Top 5 - Evandro Soldati:


- "No Brasil, é mais tranqüilo trabalhar. Não tem tanta pressão quanto lá fora"
- "Gosto muito mais de trabalhar aqui, porque é de onde eu sou e as pessoas são mais bem tratadas";
- "Tem uma maior facilidade de locomação, sei me localizar melhor"
- "O astral da galera! São profissionais, mas tem bom humor"
- "Aqui é uma festa, fora é tudo muito fechado"

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 23h36

Trama da Semana

A oficina de criação Trama da Semana da artista Teresa Berlinck encerrou hoje a edição "inverno 2009" do Ziguezague.
Segundo Teresa, a proposta do trabalho era a "elaboração de uma veste escultura construída de papel impresso, refugo do material de vida curtíssima desta feira de negócios". Ao todo vinte participantes recolheram e tramaram este material, que, depois de uma análise, que partiu das cores e dos pesos diversos, foi constituindo volumes, posteriormente montados sobre um manequim. "Nós pensamos que, de alguma maneira, essa veste escultura traduziria algumas das tendêcias verificadas nos desfiles." E então, o que vocês acham?

 

Divulgação

 

 

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 21h55

Look de estilista: Fabia Bercsek

A estilista Fabia Bercsek prefere se preocupar com os looks de seu desfile do que com a própria roupa antes de mostrar uma nova coleção.

 

"Gosto de estar confortável. Não penso na minha roupa, mas na que vou apresentar", contou a estilista momentos antes de seu desfile.

 

Para a ocasião, Fabia optou por legging American Apparel, blusa Zara e jaqueta da própria marca.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 19h58

Momento Jetsons

Quem é fã de arroubos tecnológicos, e estiver pela fashion week até o fim desta semana, não pode perder as tevês do futuro em exibição no lounge do Banco do Brasil - idealizado pelo estilista Ronaldo Fraga e com ares de boteco high-tech. Uma das tevês apresenta uma programação em 3D incrível - nem precisa de óculos especiais para conferir. A outra é um protótipo da tevê de um futuro bem próximo, na qual será possível assistir ao seu programa favorito, comprar o acessório que você gostou na heroína da novela das oito, acessar o extrato bancário... Uma coisa tudo ao mesmo tempo agora!

:: Escrito por Chris Campos às 17h57

Cardápio caprichado

No lounge da TAM, inspirado nos mercados de Belém e de Olinda, a maior atração é o cardápio servido no comecinho da noite. A chef Ana Luiza Trajano optou por clássicos bem brasileiros interpretados à moda da fashion week: tudo muito lindo, muito caprichado e de dar vontade de experimentar na hora.

Canapés de banana da terra com geléia de pimenta

Queijo coalho com melaço

 

 

Copinhos de carne seca desfiada com purê de abóbora

 

Casquinhas de camarão com farofa de dendê

:: Escrito por Chris Campos às 17h47

Look de estilista: Adriana Bozon (2nd Floor)

A tensão pré-desfile costuma ser grande, com os estilistas preocupados nos detalhes de sua apresentação, para que tudo ocorra como o planejado.

 

Para este momento, alguns optam por roupas confortáveis, outros em produções mais caprichadas ou ainda em divulgar patrocinadores de sua coleção.

 

Adriana Bozon, estilista, diretora e criadora da 2nd Floor, exibia look bem roqueiro, enquanto dava entrevistas e passava as últimas coordenadas para o desfile.

 

Ela vestia calça, camiseta e jaqueta Ellus, e óculos Ray-Ban preso à gola da blusa branca.

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 17h42

Ícones modernistas

O lounge da Natura deste ano tem como inspiração a arquitetura moderna brasileira. A começar pela integração com o que se vê pela janela, como nas construções modernistas. É um dos raros lugares desta semana de moda em que pode-se ver a cor do dia. Outras atrações do espaço: a réplica de um mural de azulejos assinado por Burle Marx, originalmente exposto na Fundacão Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e uma "maquiadeira" inspirada na famosa namoradeira criada pelo arquiteto e moveleiro José Zanine Caldas. É nessa peça que as fashionistas podem dar uma paradinha para retocar o make e ficar lindas para mais uma rodada de desfiles.

Réplica de um mural de Burle Marx é atração no lounge da Natura

A "maquiadeira" inspirada na namoradeira de Zanine

 

:: Escrito por Chris Campos às 17h20

Decor fashion

Semana de moda com ares de Casa Cor. É essa a impressão ao visitar alguns dos lounges desta edição. No da Casa SPFW, os móveis assinados da Forma são atrações tão suculentas quanto o piso inspirado nos azulejos portugueses, no Brasil colonial. Já no lounge da WGSM, o arquiteto pop star Marcelo Rosenbaum apostou na simplicidade dos pufes e em luminárias gigantes para destacar as estampas exclusivas criadas por Adriana Barra. No chão, piso de Paviflex - a empresa aproveita o embalo dos fashionistas para lançar amanhã a nova cartela de cores da marca.

 

Chris Campos/UOL

Móveis da Forma no louge da Casa SPFW

Luminárias gigantes revestidas com tecido com estampa de Adriana Barra, no louge da WGSN

:: Escrito por Chris Campos às 17h00

Obama na moda

Durante o longo intervalo entre as apresentações de Carlota Joakina e 2nd Floor, um curioso personagem ocupou o telão e as TVs espalhadas pela Bienal, dando um tempo nas intermináveis repetições dos desfiles passados.

 

Barack Obama surgiu em plena Casa Branca, distribuindo sorrisos durante a cerimônia de posse. Foi possível para o público do SPFW acompanhar tudo sem sair da Bienal. Parece que o presidente americano mais pop dos últimos tempos tem mesmo tudo a ver com o mundo fashion.

 

Clique aqui para saber qual foi o look que Michelle Obama vestiu para a posse de seu marido em Washington

 

Juliana Guarany/UOL

 

 

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 15h58

Guia de compras no SPFW

Para quem não consegue se ver livre das compras nem durante o furacão do São Paulo Fashion Week, selecionamos alguns itens para fashionistas e simpatizantes.

 

A preços salgados, estão à venda na loja Pop Up montada aqui na Bienal, com lojas como Benedixt, Loja do Bispo e Livraria Cultura, e nos botecos locais.

 

Fernanda Schimidt/UOL

Coleção de CDs da Carmen Miranda, de R$13,90 a R$27,90 (cada); box importado com 3 CDs, R$104,90, na Livraria Cultura

 

 

Sacolas americanas retrô da Benedixt, R$120 cada

 

Um clássico da história da Moda "A roupa e a moda" de James Laver, R$70,50, na Livraria Cultura

 

"História da feiura" de Umberto Eco, R$160, na Livraria Cultura

 

Visionaire 55, a última, R$850, na Livraria Cultura

 

Água mineral no bar da Schincariol, R$3

 

Iced caffé no Nespresso, R$12

 

Sacolas tipo postais, na Loja do Bispo, a pequena R$84, a média R$132 e a grande R$190

:: Escrito por Mariana Rocha às 15h26

Anéis de durex

Durex colorido ganhou vezes de anel na maioria dos looks no desfile da Carlota Joakina, que abriu a programação do prédio da Bienal nesta terça-feira (20) - o primeiro desfile do dia havia sido o da Iódice, no shopping Iguatemi.

 

FOTOS: Veja os looks desfilados pela Carlota Joakina no SPFW

VÍDEO: Assista ao desfile da grife para o Inverno 2009

 

Fernanda Schimidt/UOL

 

O acessório remetia aos esparadrapos usados por pugilistas em treinos e lutas de boxe, inspiração para a coleção ao lado de jogos de videogame.

 

Depois da apresentação, no backstage, as modelos lutavam - com unhas e dentes, literalmente - para tirar as fitas coloridas de seus dedos, como a new face gaúcha Karol Buss.

 

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 14h45

Desfiles: Dia 2

O segundo dia de desfiles desta edição de São Paulo Fashion Week trouxe coleções de peso e, no geral, boas propostas para o próximo inverno.

 

O estilista mineiro Ronaldo Fraga levou idosos e crianças para a passarela, em uma apresentação emocionante; enquanto Alexandre Herchcovitch mostrou o caos urbano de maneira coerente e harmoniosa.

 

A Forum se inspirou em cavalos e Patti Smith oferecendo peças para "mulherões com falsa rebeldia". Para fechar a programação da noite, Lino Villaventura criou um inverno chique, com os vestidos - dupla-face - virados do avesso em surpresa ao fim da apresentação.

 

Clique nos links abaixo para ler as críticas da editora de moda do UOL sobre os principais desfiles da segunda-feira (19):

- Alexandre Herchcovitch

- Forum

- Lino Villaventura

- Ronaldo Fraga

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 13h31

Joelhos de Micheli

Todos têm alguma parte do corpo de que desgostam, até as modelos.

 

"O joelho é a parte que menos gosto do meu corpo, acho esquisito", dasabafou a top Micheli Provensi no backstage do São Paulo Fashion Week.

 

E foi justo o joelho de Micheli que ganhou uma das paredes do conceituado MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova York. A modelo posou para a artista plástica alemã Josephine Meckseper para uma série de fotos que procuram discutir os limites entre arte e propaganda, e foram incluídas na edição 2008 da mostra anual "New Photography" do museu norte-americano.

 

"Foi um trabalho que eu fiz em 2006 para uma exposição na galeria Saatchi, de Londres. Nunca mais vi as fotos, até que uma amiga me mandou um e-mail falando que eu estava no MoMA", contou.

 

Além das pernas - e joelhos - da modelo, a série "Blow-Up" trouxe um retrato individual de Micheli e outro com mais duas modelos, sempre de lingerie.

 

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 12h58

Marta Suplicy na primeira fila de Herchcovitch

A ex-prefeita Marta Suplicy costumava se vestir na Daslu. Mas parece que andou renovando os ares. Não só sentou na primeira fila como comentou detalhadamente, para emissoras de televisão, após o desfile de Herchcovitch, os looks que mais tinha gostado. Tente adivinhar, no álbum de fotos, os looks preferidos de Marta. Leia mais sobre o desfile no texto que escrevi ontem.

:: Escrito por Carolina Vasone às 08h03

19/01/2009 - 23h03

Só no Brasil tem: Bruna Tenório

A top Bruna Tenório, que inclui desfiles para importantes grifes internacionais como Chanel, Giorgio Armani, Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo eVersace em seu currículo, é a segunda modelo a apontar as cinco coisas que só desfiles no Brasil têm.

 

 

Após uns minutos pensando e algumas empacadas no meio do caminho, ela conseguiu montar uma lista para o blog do UOL Estilo no São Paulo Fashion Week.

 

Top 5 - Bruna Tenório:

 

- "Muito bom humor. Não que fora do Brasil as pessoas sejam mal-humoradas, mas aqui é melhor"
- "Comida gostosa. Brigadeiro e essas besteiras que só tem no Brasil"
- "Massagem, não tem fora de jeito nenhum"
- "Fora não tem tantos bookers no backstage. É mais tranquilo e mais vazio"
- "Aqui tem plaquinhas falando ‘Trabalhe em silêncio' ou ‘Não comer' etc. Fora, não"

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 23h03

"Os egos me machucam"

Bem à vontade, Heitor Werneck circulou pela Bienal conferindo as novidades - e fazendo contatos. O costureiro deve reabrir sua loja em fevereiro. "O que eu mais gosto do SPFW é a oportunidade de trabalho que o evento traz para todo mundo. Estilistas, maquiadores, costureiros, garçons, tudo. Adoro ver o mundo da moda fazer diferença", diz.

 

Mesmo assim, Werneck passou pouco mais de duas horas no lounge e não entrou nos desfiles, preferiu ir embora. "Não aguento os egos, eles me machucam. Meu negócio é trabalhar".

 

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 21h10

Não é nada fácil!

 

Para as pessoas que acham que vida de fashionista é simples, assista abaixo ao vídeo que mostra a confusão que é entrar em uma sala de desfile, sentar (em seu lugar numerado, mapeado pela respectiva assessoria) e assistir ao mesmo (no caso, o belíssimo de Alexandre Herchcovitch):

 

  

Pois é, precisa de muito pique, disposição e bom-humor!

 

 

:: Escrito por Olivia Hanssen às 18h18

Óculos gêmeos

Ela nunca saiu de Montes Claros, em Minas Gerais, tem 69 anos e foi uma das estrelas do desfile mais comentado do dia, o de Ronaldo Fraga. Maria José Nogueira Santos ou Lia Nogueira, como foi apelidada, veio a São Paulo para dar uma força para seu amigo, com quem parece compartilhar o gosto pelos óculos pretos. Está superanimada e adorando tudo. Perguntada como teve coragem para entrar na passarela mandou: "Prá mim o que vale é a verdade." É isso aí, Lia. Nós concordamos.

 

FOTOS: Veja os looks mostrados por Ronaldo Fraga no SPFW


VÍDEO: Assista ao desfile do estilista para o Inverno 2009

 

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 17h47

Ronaldo Fraga dá voz e corpo aos excluídos da moda: a terceira idade

Num desfile emocionante - muitos chorararam e outros tantos aplaudiram de pé ao final do desfile -, Ronaldo Fraga deu voz, corpo e vez aos excluídos da moda: a terceira idade. Fez pensar sobre a marginalização sofrida por quem tem mais de 60 anos, num mercado e uma sociedade que parecem ignorar quem não tem cara  e corpo de 20. E mostrou como a obsessão pela juventude nos cega. Ao exibir senhores e senhoras com seus corpos, suas histórias marcadas no olhar cheio de significados, e sua beleza na passarela, fez a platéia enxergar de novo.

 

O desfile foi aos dois extremos: usou criancinhas e senhores como modelos. No cenário, todo branco, bonecos criados a partir do espetáculo "Giz", do dramaturgo Álvaro Apocalypse, criador do teatro de bonecos Giramundo. Foi o trabalho de Apocalypse a inspiração para a coleção de inverno do estilista e ponto de partida para a discussão sobre o velho e o novo, a importância do começo e do fim, a reflexão sobre o que significa afinal envelhecer, e prova - basta olhar as fotos do desfile - de que envelhecer pode significar enriquecer. De alma, de conhecimento e auto-conhecimento. Tudo isso pareciam carregar aqueles corpos com formas e identidades próprias. Talvez não nos padrões estéticos que hoje temos e que nunca alcançaremos (qual o motivo de persegui-los, então? ocupar o tempo de uma existência vazia de reais significados?). Mas certamente únicos e expressivos como poucas carcaças perfeitas de top models. Libertador.

 

Às roupas: muitas listras, tons de preto e branco ou cru e preto, estamparia caprichada, com desenhos dos bonecos inspirados na obra de Apocalypse. Paletós masculinos, um ou outro brincando com o desenho do fraque, apareceram também. Mistura de estampa com estampa, para crianças e senhores. E por que não? Todos pareciam felizes ou bem à vontade com seus looks. Para as mulheres, vestidos mais soltos, com alguns detalhes de modelagem que deixava as peças não totalmente retas.

 

FOTOS: Veja os looks mostrados por Ronaldo Fraga no SPFW

 

 

 

 

:: Escrito por Carolina Vasone às 16h38

Filhote de top

Isabeli Fontana chegou para o desfile de Alexandre Herchcovitch nesta segunda-feira (19) acompanhada pelo irmão e o filho Zion.

 

Tímido, o pequeno de 5 anos não largava seu carrinho de F1 da Ferrari. O look? Camiseta Lucky Brand, calça Diesel e tênis All Star branco estampado.

 

Zion é filho do primeiro casamento de Isabeli, com o modelo Álvaro Jacomossi.

 

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 16h03

Unicórnio viking

Os cabelos no desfile de Isabela Capeto remetiam aos vikings, inspiração do Inverno 2009 da estilista, com chifres - criação de Max Weber - lembrando os chapéus dos navegadores e guerreiros escandinavos.

 

FOTOS: Veja os looks mostrados por Isabela Capeto no SPFW

 

VÍDEO: Assista ao desfile da estilista para o Inverno 2009

 

 

No meio da passarela, chamava a atenção um unicórnio, único em meio aos pares de cabelos pontudos. Era Renata Klem, que desde novembro mantém a cabeça quase totalmente raspada.

 

"Não tinha cabelo para prender. Era o jeito", explicou a modelo carioca sobre o penteado exclusivo.

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 13h40

O barato de Priscila Darolt é dominar os materiais

 

O olhar de Priscila Darolt sobre um vidro de perfume é apenas a inspiração primeira para que a talentosa estilista faça o que ela mais gosta de fazer, dominar as matérias mais difíceis para criar peças que são quase que esculturas sobre o corpo. Com uma moda difícil e arrojada, Priscila prova que é possível criar e desenvolver um estilo próprio, em conexão com o mundo, que apesar da crise, continua girando.

Vale uma nota especial a trilha de Hugo Frasa, moderna e delicada, a melhor até agora.

:: Escrito por Mariana Rocha às 13h35

Capeto artesanal

A estilista Isabela Capeto é conhecida por seus tecidos com trabalhos manuais. Para a coleção de Inverno 2009, apesar de o número de bordados ter sido reduzido, os looks artesanais mantiveram seu destaque no desfile.

 

Segundo Isabela, a peça mais trabalhosa desta temporada foi o colete que abriu a apresentação. A peça, usada aberta, é toda feita de tecido trançado, numa mescla de xadrez e veludo verde, entreameados por fios de miçangas com ares de minipérolas.

 

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 13h03

Painel em construção

Ao longo dos seis dias de São Paulo Fashion Week, um painel será pintado na rampa em frete à entrada da Bienal.

 

A obra, sem título, é criação da artista plástica e estilista Catarina Gushiken e tem inspiração em Carmem Miranda, tema desta edição do evento.

 

 

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 11h16

Só no Brasil: Daiane Conterato e Viviane Orth

A cada dia de desfiles desta temporada, o blog do UOL Estilo no São Paulo Fashion Week perguntará para as tops que estão nas principais passarelas do mundo “o que é que só desfile no Brasil tem?”.

 



“Nossa, que difícil”, disse Daiane Conterato, virando-se para a amiga Viviane Orth em busca de ajuda.

A dupla de modelos foi a primeira escolhida a apontar suas cinco coisas favoritas das semanas de moda nacionais.

Top 5 - Daiane Conterato e Viviane Orth:


- "A gente se sente em casa"
- "Tem um monte de amigos"
- "Tem mais liberdade, as pessoas são mais compreensivas"
- "Felicidade e alegria, todo mundo está sempre sorrindo
- "Aqui tem bagunça, é mais relax"

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 01h31

18/01/2009 - 23h38

Enquete: Qual seu look favorito da Gisele?

Gisele Bündchen abriu e fechou o desfile da Colcci, que encerrou a programação deste domingo (18), primeiro dia de São Paulo Fashion Week.

 

Você sabe quais foram todos os looks apresentados por Gisele a cada temporada como estrela da marca? Entre na enquete e vote no seu favorito!

 

FOTOS: Veja os looks desfilados pela Colcci para o Inverno 2009

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 23h38

Um mundo de detalhes

 

"Se você estiver sem calcinha, dê uma piscadinha". Essa é apenas uma das muitas frases de para-choque de caminhão estampadas nos murais do segundo andar da Bienal. A cenógrafa Daniela Thomas, responsável pela "cara" de cada uma das edições da SPFW explica: "Resgatei as frases por ser uma coisa muito brasileira, um meio de se expressar muito nosso, e que vemos cada vez menos nas estradas, uma manifestação cultural que pode desaparecer muito em breve". Daniela é fã dos detalhes. Além dos painéis, apostou em uma imensa cesta de bolas como atração cenográfica desta Fashion Week. A inspiração veio das ruas. "Aqueles homens que carregam cestos de bolas nos semáforos parecem instalações humanas", explica, fazendo menção a outro detalhe dos muitos "brasilianismos" espalhados pelos pavilhões da Bienal. "É nos detalhes que está toda a graça da coisa, a própria Carmem Miranda, homenageada nesta temporada, se impôs pela diferença, pelos detalhes do personagem que criou para si", explica Daniela - que espera chamar a atenção dos visitantes da SPFW para as pequenas delícias do nosso dia-a-dia, que podem se perder em meio a padronizações cada vez mais globais.

 

ENQUETE: Veja as frases de para-choque e vote na sua favorita

:: Escrito por Chris Campos às 21h42

Carmem Miranda ainda mais pop

 

O tema desta edição da SPFW é "brasilianismos". Carmem Miranda, como ícone pop made in Brasil reconhecido nos quatro cantos do mundo, está devidamente homenageada na semana de moda. Além da exposição com alguns dos vestidos, sapatos e acessórios usados pela artista, os visitantes fashionistas podem conferir ainda versões da musa em toy art - criadas por estilistas como Ronaldo Fraga. É dele esta versão exposta logo na entrada da pop up store da Livraria Cultura. Alexandre Herchcovitch, Marcelo Sommer e Oskar Metsavaht, entre outros, também criaram suas próprias versões. Todas estão à venda na loja (R$ 800, cada). E a renda será inteiramente revertida para o Museu Carmem Miranda, no Rio de Janeiro.

:: Escrito por Chris Campos às 21h07

Em clima de estréia

 

A Livraria Cultura estreou com tudo nesta edição da SPFW. A pop up store da marca tem uma das cenografias mais bacanas da Bienal. "O conceito que queremos passar é o de que tudo na loja acabou de chegar do porto, um ar de novidade que tem tudo a ver com a semana de moda", explica a coordenadora do projeto, Ana Gil. A impressão fica. Caixotes que parecem ter sido desembarcados do porto diretamente no mundo fashion servem de base para uma mistura boa: livros, design e conceito. A cara da loja tem assinatura do escritório de arquitetura Tripytique em parceria com o Studio Risco. E a melhor parte é que absolutamente tudo está à venda. De caixotes a obras de arte. De objetos de decoração a shopping bags. Durante a semana de moda, serão realizadas ainda noites de autógrafos. Na quarta-feira, duas já estão agendadas com a presença das respectivas autoras: "Eu que amo tanto", de Marília Gabriela, e "Ditadura da Moda", primeiro romance da jornalista Nina Lemos.

:: Escrito por Chris Campos às 20h52

Gisele ad eternum

"Gisele na Colcci é uma parceria de sucesso e não pensamos em mudar", disse a estilista Jéssica Lengyel à TV UOL do backstage da marca, antes de seu desfile, que encerrará a programação do SPFW neste domingo (18).

 

Para ela, a pessoa que melhor representa o desejo de crescimento de exportação da Colcci é a übertop.

 

O desfile está marcado para as 21h30 - sem contar o atraso básico de uma hora -, mas os convidados e jornalistas já formam fila em frente à sala 1, onde será a apresentação, no primeiro andar da Bienal.

 

Veja a entrevista com Jéssica Lengyel logo mais na TV UOL.

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 20h34

Ufanismo brasuca x futurismo pessimista


Enquanto a felicidade e o ufanismo brasuca, ilustrado por Carmen Miranda, inspiraram esta edição do São Paulo Fashion Week, a Osklen, uma das mais importantes marcas do evento, trouxe para a sua passarela uma visão de mundo bem pessimista. Calcado no básico e tendo o blusão de moleton mescla como principal referência estética, o desfile de Oskar Metsavaht foi tenso, principalmente no clima e na trilha, mesmo que impecável no estilo. O título da coleção, "Rising", e a cartela de cores em tons de cinza, também reforçaram a tensão do desfile. Vamos torcer para que na vida real os bons auspícios da organização do evento vençam o pessimismo fashion.

 

FOTOS: Veja os looks mostrados pela Osklen no SPFW

VÍDEO: Assista ao desfile da grife para o Inverno 2009

VÍDEO: Assista à entrevista com o estilista Oskar Metsavaht

 

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 19h49

Moda masculina: as estampas graciosas de Mario Queiroz

O desfile de Mario Queiroz foi inspirado em nobres medievais. Além de casacos com recorte de casaca, a referência aparecia mesmo no styling e nas estampas, que transformavam as peças bem usáveis e comerciais em roupas masculinas com uma graça a mais. A estampinha de coroa com cavalo, e também a de brasões enfeitaram as camisas, os coletes, e os casacos, os moletons e as calças. O bonito axadrezado, em verde, vinho e cru, também foi destaque no inverno do estilista, caso do colete usado com a camisa arroxeada com estampa em verde. Veja as fotos aqui

 

FOTOS: Veja os looks mostrados por Mario Queiroz no SPFW

VÍDEO: Assista ao desfile do estilista para o Inverno 2009


:: Escrito por Carolina Vasone às 19h15

Carmen é pop

Homenageada desta edição de São Paulo Fashion Week, a cantora Carmen Miranda recebeu uma exposição no último andar da Bienal.

 

Réplicas de looks utilizados pela artista são mostrados ao lado de telões com trechos de filmes estrelados por ela. Para completar o "Museu Carmen Miranda", um texto traz retrospectiva de sua vida e carreira.

 

Entre as peças expostas, estão sapatos e acessórios das décadas de 40 e 50, e look de filmes como "That Night In Rio", de 1941, e "Copacabana", de 1947.

 

Veja abaixo imagens da exposição:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 18h13

O melhor desfile da temporada. Mas já?

Parece até piada. Mas o segundo desfile apresentado neste SPFW já começou a ser cotado como o melhor da temporada. Muito precipitado? Certamente. Mas a simplicidade complexa que Oskar Metsavaht alcançou para o inverno 2009 (leia mais sobre o desfile aqui), com formas contemporâneas mas totalmente usáveis, um jogo entre o que pode ser sensual e o que pode ser construído quase que matemáticamente, surpreendeu muitos dos fashionistas. De qualquer maneira, muita calma nesta hora. Ou nesta semana. Aguardemos as próximas performances, e que vença o melhor. Ou "os melhores", para termos muito de bom o que usar no próximo inverno.

:: Escrito por Carolina Vasone às 17h14

Novas tops na C&A

Após temporadas com Gisele Bündchen e Daniela Sarahyba, a C&A anunciou as tops que estrelarão a nova campanha da marca: Alessandra Ambrósio, Carol Trentini e Emanuela de Paula.

:: Escrito por Redação UOL Estilo às 16h36

O prefeito "fashionista"

Gilberto Kassab, o prefeito de São Paulo, não só esteve na primeira fila do desfile da FH (nova marca de Fause Haten), como discursou pouco antes da coleção ser apresentada, depois de uma breve apresentação de Paulo Borges. "A moda traz auto-estima para o país", disse o prefeito. Boa frase. Em seguida, revelou suas ambições fashionistas comerciais. "Queremos transformar São Paulo na capital fashion da América Latina, no mês de janeiro". Saiba mais sobre o desfile de abertura neste texto.

:: Escrito por Carolina Vasone às 16h27

Louça hype

 

Você é do tipo que adora uma cozinha? Faz comidinhas incríveis para seus amigos, cantando na cozinha, feito uma fada? Então você não pode perder a linha de panos de prato assinados pela Rita Weiner. São várias estampas em silk coloridas, todas fashion, que vão de Diana Vreeland a Yves Saint Laurent. Mas atenção, eles são exclusivos da Loja do Bispo, que montou uma lojinha aqui no São Paulo Fashion Week e a edição é limitada, só tem 10 de cada. É bom correr para não ficar sem a sua. 

 

 

:: Escrito por Mariana Rocha às 16h14

Look da Sinfônica

Os jovens da Sinfônica Heliópolis se apresentam sempre uniformizados. O look tem de ser todo preto, com gravatas vermelhas para os rapazes.

 

Fernanda Kremer veio de Florianópolis para estudar percussão sinfônica na Faculdade Cantareira. Ela prestou um teste para integrar a Sinfônica e passou. Ela foi uma dos 80 alunos que se apresentaram neste domingo (18) na abertura do São Paulo Fashion Week.

 

Para a performance, Fernanda vestiu sapato Delvaz, calça Just Be e regata sem marca.

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 13h40

Sinfônica Heliópolis na passarela

A Sinfônica Heliópolis foi orquestra que abriu o desfile de FH neste domingo (18) no SPFW.

 

O projeto social reúne jovens - a partir de 7 anos - da comunidade de Heliópolis e de outras partes do país, como Belém, Florianópolis, Fortaleza e Natal.

 

"A música erudita é tida como algo relacionado à elite. Então é legal você ter jovens de vários estados e regiões de São Paulo indo até a comunidade estudar na sinfônica", disse o maestro Edilson Ventureli do backstage após a apresentação.

 

A orquestra teve início em 1996, por iniciativa do maestro Silvio Baccarelli, após assistir a uma reportagem sobre um incêndio no bairro de Heliópolis.

 

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 13h34

Orquestra abre SPFW

Uma orquestra é a responsável pela abertura da programação do São Paulo Fashion Week, edição Inverno 2009.

 

O grupo se apresenta neste momento antes do desfile de FH, grife do estilista Fause Haten. A apresentação contou ainda com discurso inaugural do prefeito Gilberto Kassab e do diretor do evento Paulo Borges.

:: Escrito por Fernanda Schimidt às 12h25


Ver mensagens anteriores: 18/01/2009 a 24/01/2009 11/01/2009 a 17/01/2009